quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festa de Iemanjá em Salvador recebe milhares de fiéis

Mais de 300 balaios vão participar do cortejo marítimo nesta quarta-feira.
Moradores e turistas pediram bênção para a rainha das águas.

A festa de Iemanjá reuniu milhares de fiéis na praia do Rio Vermelho, em Salvador, nesta quarta-feira (2). Os grupos Psirico e Olodum fizeram cortejos pela avenida da Orla. Embarcações com imagens da rainha das águas foram levadas pelos pescadores no começo da tarde. A estimativa da Polícia Militar é de que 600 mil pessoas passem pelo Rio Vermelho para homenagear Iemanjá até a noite desta quarta-feira.

Fiéis, turistas e moradores de Salvador foram ao mar jogar oferendas de flores e lavanda para renovar pedidos de graças e agradecer pela realização de desejos do ano anterior. “Sempre peço pela saúde dos meus filhos. Faço isso há mais de 20 anos”, disse a costureira Valdira Lopes, 56 anos.

A estudante Gilbervânia Pereira, 25 anos, disse que faz a oração por Iemanjá há dois anos. Gostaria de vir mais aqui, pois sou de Salvador e não consigo participar da festa mais vezes.”

A aposentada Maria Siqueira de Jesus, 64 anos, mantém a tradição de orar pela rainha das águas há cinco anos seguidos. “Quero agradecer por minha saúde estar firme e forte.”

A estudante de nutrição Isis Leal, 32 anos, participa da festa de Iemanjá pela primeira vez. “Sou de Salvador, mas nunca tinha conseguido participar, mas sempre quis. Dessa vez deu certo. Aproveitei para pedir a benção de uma mãe de santo.”

Até as 12h, os grupos Psirico e Olodum fizeram cortejos até a Casa dos Pescadores, onde fica a oferenda mais importante da festa. A apresentação deles foi encerrada com fogos de artifício, que também marcam o início da preparação da saída do cortejo marítimo. Mais de 300 balaios (cestos de palha) vão participar do encerramento da festa.

Fonte: Globo/g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário