quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Iphan entrega obras reformadas de terreiro em Salvador


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura entregam nessa sexta-feira (11) a reforma de várias obras do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (BA). Tombado pelo Iphan em julho de 2000, o local recebeu investimentos de R$ 560 mil.

Entre os itens reformados estão a Casa de Oxalá e da Casa de Iemanjá, que receberam nova estrutura de sustentação do telhado; reforma e recomposição de paredes e alvenarias; nivelamento e execução de novos pisos; readequação dos espaços internos; instalação de gás; revisão geral e execução de novas instalações elétricas e hidro-sanitárias; e pintura geral.

O Ilê Axé Opô Afonja é um dos terreiros mais importantes da Bahia. No local, são preservadas tradições fundamentais para a religião de matriz afro-brasileira, sendo o sítio tombado um dos símbolos da resistência cultural dos descendentes dos africanos escravizados e também da sua contribuição à formação cultural do Brasil.

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o trabalho realizado no terreiro reafirma a postura do instituto na mudança de conceito sobre o que é patrimônio cultural, lembrando que “todas as manifestações que contribuíram para a formação do País e da sociedade brasileira ao longo dos séculos são parte integrante do nosso patrimônio”.

Também estão sendo feitas intervenções no Terreiro de Gantois, com reforma, ampliação e construção das novas acomodações para a Ialorixá, com investimentos de R$ 242 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário